Principal interface entre jogadores e os games em si, os controles de videogame evoluíram consideravelmente nos últimos anos, ganhando mais botões e formas mais ergonômicas. Há, contudo, limitações: criados para serem utilizados em diversos tipos de jogos, eles nem sempre atendem com excelência jogadores que preferem determinados estilos de games, como jogos de tiro e corrida.
Essa característica é ainda mais ressaltada quando falamos de jogadores profissionais. Com os consoles ganhando cada vez mais espaço em torneios de eSports, o nível de exigência sobre o periférico também aumentou. E foi justamente essa a oportunidade que Edson Silva enxergou para criar a Dash Controles, juntamente com seu sócio, Antonio Salas. "Eu sabia de uma empresa norte-americana chamada Scuf, que personalizava controles. No Brasil, porém, somente uma empresa fazia, mas com matéria-prima longe da ideal. Decidi falar com especialistas em tecnologia, como o professor de robótica Fernando Santos, e achar uma forma de fazer algo com similar, com alta qualidade e produção nacional", conta Edson.
Foco em jogos de tiro
Edson conta que sempre houve demanda para esse tipo de controle no Brasil. "Muitas vezes os jogadores acabam desistindo de jogar os modos online de um game como 'Call of Duty' por acharem muito difícil ou só perderem, porém é bem provável que eles estejam enfrentando jogadores mais assíduos desse tipo de game que utilizam controles personalizados. A nossa meta é oferecer uma solução que, de fato, melhore a experiência com o jogo. Para isso, chegamos a ceder controles para jogadores e amigos nossos testassem e nos dessem um opinião sobre os pontos positivos e negativos".
A estratégia de Edson, aparentemente, funcionou. Tanto que seus controles acabaram agradando um outro público: o de jogadores profissionais. É o caso de Matheus Onassis, líder da equipe Night Killers, especializada em "Call of Duty" e uma das principais do Brasil nesse jogo. "Esse tipo de controle permite um ganho considerável em agilidade. Com ele, por exemplo, é possível realizar ações como facadas e pulos utilizando os paddles, sem mover o polegar direito do controle de câmera. Isso permite criarmos estratégias e movimentos pouco comuns, como mirar enquanto pula", explica.
0 comentários:
Postar um comentário